terça-feira, 26 de julho de 2011

AUTOMÁTICO

A gente se acostuma a
fazer as mesmas coisas
todos os dias.


                                                                Nos levantamos e automaticamente
                                                                nos lavamos, tomamos café, quando dá tempo.




                                                                                Pegamos nossas coisas e
                                                                                vamos ao trabalho.





                                                                                Enquanto o certo seria,
                                                                                Levantarmos, tomar banho, olhar
                                                                                para  o céu, olhar as maravilhas
                                                                                que temos ao nosso redor.


                                                                                Agradecer pela noite que tivemos
                                                                                pelo dia que teremos.
                                                                                O ser humano é mecânico
                                                                                Não olha para o lado e
                                                                                se bate em alguém, na sua
                                                                                pressa, em vez de dizer
                                                                                bom dia, pede desculpas.
                                                                                Na maioria das vezes
                                                                                Sabemos que está tudo errado
                                                                                Não conseguimos parar
                                                                                Os obstáculos são muito grandes
                                                                                 As barreiras são intransponíveis
                                                                               

A ESPIRITUALIDADE DO REGADOR


                                                             A SERVIÇO DA VIDA

Com certeza alguns de nós em algum momento de nossas vidas já usamos um regador, em alguns momentos até por brincadeira,  tem os grandes, os pequenos, de plástico, de alumínio... há os enormes que regam um extensão grande de terra, enfim hoje em dia há regadores de diversos tipos e tamanhos.
A pessoas que mais usa o regador com certeza é o jardineiro. Sobretudo quando a chuva é pouca, o jardineiro tem pegar o seu regador e dar um atenção especial a cada plantinha. e além de molhá-la, mexer na terra, tem até alguns jardineiros que conversam com suas plantinhas!

                                                          JESUS GRANDE JARDINEIRO DO PAI


Então Jesus recebeu esta missão do Pai, a missão de Jesus, fazer com que "todos tenham vida" , sua missão transformar a terra seca, e rachada do mundo, tão machucado pela falta de amor, pela ganância e pela desigualdade social em um jardim cheio de vida, onde todos possam encontrar, água em abundância, onde tudo seja igual para todos.

                                                      NÓS SOMOS REGADORES DO REINO




Se Jesus é o Jardineiro do Pai e é d'Ele a missão de fazer crescer no mundo o jardim do Reino de Deus, somos todos regadores nas suas mãos. E, como sábio Jardineiro que é, jesus não desperdiça nenhum regador que o pai lhe deu. Ele sabe o que cada um de nós pode e deve fazer, então fomos criados para servir, não para ser servidos, então como regadores que somos, devemos nos dedicar com carinho as nossas plantinhas, que não realidade são nosso irmãos. Então cada regador é único, para cada tipo de planta Deus fez um regador,  ele sabe que bem maravilhoso cada um de nós pode fazer, no lugar certo, na hora certa, na medida certa, na hora que ele quiser.Uma coisa, quando vemos uma pessoa a regar as plantas, por incrível que pareça nunca percebemos o regador, olhamos a pessoa que as molha, olhamos a água, as plantas, notamos que ficam mais verdinhas como que a sorrir para o jardineiro, e com isto aprendemos uma lição, de discrição de silêncio, porque nós somos meros instrumentos nas mãos de Deus e estamos prestando nada mais do que um serviço para a vida do mundo .
Em nossa humilde função no Jardim do Reino, convém que só Jesus e se sua obra sejam enxergados. "Que ele cresça e eu diminua!",

TODOS COMERAM E FICARAM SACIADOS


No evangelho de Mateus. 14, do 13-21, Jesus nos mostra que a união entre homens de boa vontade, pode tudo, pode acabar com a fome, com a miséria, com a solidão. Nesta parábola Jesus nos diz o que fazer e como fazer, que um pouco ou quase nada podemos tudo, é claro se acreditarmos !
Jesus não resolve sozinho o problema da fome das multidões, serve-se daquilo que o povo já tem: cinco pães e dois peixes, Sete elementos no total ( o sete é o número que representa totalidade).
Assim Jesus ensina uma lição ao povo , tem que ser colocado tudo em comum para saciar a fome e solucionar os problemas. Quando o povo(comunidade) descobre que unidos podem mais, que a partilha pode resolver tudo, que unidos e organizados  em nome de Deus, saberemos doar, entenderemos que o pouco é muito, quando doado com amor. Naquele tempo Jesus falou a comunidade sobre a doação, sobre a partilha e mostrou ao povo que com amor e doação acontecem os milagres, e hoje em dia como será que ele falaria a este povo, como ele se mostraria o que fazer, como fazer! Se Deus descesse a terra hoje, oque será que ele faria? A Tanta miséria, fome, pessoas pelas ruas, choro, dor, pensando em tudo isso o que nós, que nos dizemos cristãos estamos fazendo?



Aqui vemos a distribuiçao de pães, com certeza há um grupo de pessoas por trás disso, mas é assim mesmo, tem que haver união para as coisas acontecerem, e a união vem do povo, das pessoas mais pobres que realmente sabem e sentem o que é a fome a miséria. Pois então, é isso que Deus nos ensina a partilha, a união é o um de cada que forma um milhão. E para isto acontecer não precisa muito, porque quando nos unimos para o bem os milagre acontecem.




O desperdício, em vez de doar jogam fora, o Brasil é o país do desperdício, teria que haver uma política só para isto, ver, cuidar, alguém uma organização para  que estes alimentos fossem destinados para alguém, algum lugar que, escolhesse e entregasse as pessoas que realmente precisem se alimentar, mas que fosse entregue diretamente as pessoas, não a entidades, pois esse negócio de entregar para terceiros é que atrapalha, pois a maioria das doação não chegam a seu destino, se extraviam ou apodrecem nos depósitos por causa de certas burocracias, isto tem que acabar.
Por isso sou da opinião de entregar diretamente às pessoas que estão em necessidade, e são  muitas!
Enquanto o  egoísmo e o individualismo e a ganância tomarem conta do coração humano, haverá o paradoxo de possuir riqueza, caminhando ao lado da miséria.
Quando alimentamos o irmão, quando ajudamos a resolver  suas necessidades materiais e espirituais ou de qualquer ordem, nós nós nos aproximamos de Jesus.
  Para refletir

* Do que sentimos fome?

* O que faço de concreto para aliviar ou saciar os que passam por tantas necessidades e vivem na angústia?

* A nossa comunidade prepara com carinho um verdadeiro banquete para os famintos de pão material e de pão espiritual?

quarta-feira, 20 de julho de 2011

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS


Passar  a Celebração da Palavra para as crianças e adolescentes de nossa comunidade, que estão a se preparar para a Eucaristia e o Crisma, é muito importante, um jeito diferente onde eles possam participar, se envolver em tudo, seja nas liturgias, salmos, comentários, cantos,esses jovens tem que sentir da parte da comunidade que são preciosos para nós,então como deixá-los a vontade para isto:
Mostrar a eles o significado de cada parte da Celebração, fazer com que eles sintam a importância de uma Celebração, para isso, eles tem que participar, porque não fazer uma celebração só para eles, isto é explicando passo a passo o significado de cada gesto. em primeiro lugar falando da Bíblia que é o livro mais importante para nós, filhos de Deus. Este livro traz a história de Deus que caminha com o seu povo e do povo que caminha com Deus. Falar que a primeira grande  Bíblia é o Antigo Testamento: a longa espera do povo a espera do Messias, o salvador. A segunda grande parte: o Salvador prometido se faz um de nós, entra em nossa história humana. Fazer com os jovens entendam o valor que tem este livro, fazer com que sintam vontade de lê-lo, de fazer perguntas, fazer com que eles saibam que na Bíblia fala de tudo, como devemos agir, o que devo fazer e não fazer, como devo tratar meus irmãos,Deus tem algo  para dizer a todos e a cada  um, por isso, sua palavra chama-se palavra de sabedoria, que orienta o homem nos problemas fundamentais de sua existência.
A Bíblia deve ser o nosso livro, nos servir de guia, nos ensina a ler a realidade, nos mostra que Deus nos ama, para ler a palavra de Deus, para que possamos entendê-la, antes reza-se a oração do Espírito Santo, pedindo o dom do entendimento , e assim possamos entender a palavra de Deus e a colocar em nossas vidas.Pedimos a Deus que a sua palavra transforme as nossas vidas. Amém!

terça-feira, 19 de julho de 2011

EUCARISTIA, SEJA EU ALIMENTADO, SENHOR, DO PÃO DA VIDA: TUA DIVINA PALAVRA E TEU SANTÍSSIMO CORPO DE SANGUE

Neste fim de ano, minha turma fará a Primeira Eucaristia, pensei.... pensei.... pensei... Um jeito de explicar algo tão sublime, tão misterioso, tão lindo. O que é a Eucaristia?
Eucaristia quer dizer, repartir, doar-se. É o Sacramento da unidade e fraternidade, a Eucaristia não é só alimento para nossa vida espiritual, é também sacrifício, presença de ação de graças.
"O sacramento da Eucaristia é a possibilidade de se encontrar hoje com Jesus Cristo ressuscitado." Entre o encontro de Pedro e João com Jesus há dois mil anos pelas ruas da Galiléia e o gesto realizado pela comunidade da Igreja na Missa não há nenhuma diferença. A Comunhão e a confissão são tão misteriosos quanto aqueles encontros, mas o Mistério único da sua presença real é o mesmo. Trata-se sempre do Deus - o invisível, o mistério último que faz todas as coisas - que se torna visível numa realidade presente perfeitamente humana que eu encontro.]
Eucaristia, alimento de amor: Na última ceia, quando Jesus reuniu todos os discípulos, ele celebra a nova Páscoa e deixa para todos um presente: Ele mesmo quer ficar sempre conosco. Por isso nesta refeição, ele torna-se alimento- a Eucaristia - que nos dá força para nos amar-nos e perdoamos mutuamente, caminhamos sempre unidos com Deus Então o que sabemos e entendemos é que Jesus Cristo nos ama tanto que quer ficar sempre junto a nós, é um mistério tão grande e tão lindo, tão perfeito que o que temos que fazer é acreditar, pois depois de tudo que aprendemos, lemos, pesquisamos sobre Jesus, sobre tudo o que ele fez e continua fazendo, não devemos duvidar do seu grande amor por nós. Devemos sim é crer, amar, doar-se, ter humildade, dividir, ser caridoso, pois é isto a Eucaristia, completa doação.
Nunca compreenderemos totalmente que Deus trindade faz em nosso favor em cada Eucaristia de que participamos. O importante é saber que Cristo poderia morar em qualquer lugar do universo, mas escolheu o nosso coração, escolheu ficar sempre juntinho a nós.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

SER JOVEM

Ser jovem é ter  o dom,de amar a tudo e a todos. É
admirar  o que é lindo e harmonioso. é descobrir
que existem inúmeras coisas que podemos fazer
                 por nós mesmos.
Para ser jovem não é preciso ter pouca idade.
Para ser jovem é  necessário encarar tudo de frente
e vencer sempre, mesmo quando achamos que
                         perdemos.
Ser  jovem é como um jogo, onde joga quem quer e
                     ganha quem merece.
Jovem é aquele que está sempre pronto para
recomeçar. Jovem é aquele que tem espírito
crítico, que luta por tudo o que quer e acha certo.
que enfrenta sem medo, que reivindica quando
acha que algo está errado, que colabora sempre
                       que está disponível.
Mas jovem também é aquele que cai e se
machuca, mas levanta d novo, que chora, mas
logo se fortalece, que erra mas corrige seus erros.
Jovem é aquele que não se considera auto
suficiente.É aquele que sabe criticar, mas também
                    sabe receber críticas.
Isso é ser jovem... ser jovem é viver cada minuto
     como se esse fosse o último da sua vida.
Ser jovem é arriscado, mas só é digno de ser
                     jovem....
            ....aquele que corre este risco.

                         
                               Autor desconhecido.

DROGAS


DROGAS

»COMO PREVENIR O USO DE DROGAS

A catequese previne o uso das drogas quando educa a pessoa para o amor e lhe mostra a dignidade que temos diante de Deus e dos outros.A vida é Dom de Deus, presente valioso que precisa  ser cuidado. Ela é sagrada. O mandamento “não vate” (ex20,13) chama nossa atenção para isso. Sem respeito à vida, as pessoas não podem crescer e se realizar. Esse respeito acontece, por exemplo, através do cuidado com o nosso próprio corpo, com a nossa saúde.[Image]“ Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Jesus, por amor, deu sua vida para nos salvar. Ele nos mostrou que o Reino só será construído no amor. Somente pelo amor a pessoa pode possuir a vida em plenitude.Mas o que é amar? Amar é vencer o egoísmo e promover a vida da pessoa amada. O amor torna a pessoa comprometida consigo mesma, com Deus, com os irmãos e com o mundo.Como o catequista pode educar para o amor?Ajudando as pessoas a cultivar com carinho seus relacionamentos;Incentivando os dons e capacidades dos catequizandos;Mostrando que o corpo humano é bonito, digno, criação de Deus;Levando as pessoas a amar umas as outras e a si mesmas, e assumir a vida humana;Motivando cada um para que diga não a tudo aquilo que destrói a vida humana.Ninguém gosta de ouvir” não”. Porém, quem ama é capaz de dizer ”não ”quando alguma coisa pode prejudicar a pessoa amada.       Os pais, os primeiros catequistas, têm grande papel na educação dos filhos para a responsabilidade.Por isso, muitas  vezes é preciso saber falar com carinho ao filho ou à filha:” Porque te amo, te digo não”.Amor  e compromisso com a vida caminham juntos, Uma educação que não conduz à responsabilidade não é amor, é pena ao vento, pois o amor também tem suas exigências.Por que é tão difícil dizer “não” às pessoas que amamos? O catequista tem que ser amigo do catequizando, tem que falar a sua língua, a criança tem que se sentir segura, tem que confiar, então para que possamos falar de um assunto tão delicado como as drogas, é preciso que o catequizando se sinta a vontade para fazer perguntas e nós catequistas temos que estar prontos a respondê-las, e para que isto aconteça não devemos ficar só nos livros que nos apresentam para a catequese, seja ela o  Crisma ou Eucaristia, devemos pesquisar, ler, participar de cursos, eventos, sempre procurando novidades que os encante, para que ao terminar o encontro eles fiquem com vontade  do quero mais.E sobre este assunto, " Drogas", aí sim é que devemos estar preparados, pois irão surgir várias perguntas, dúvidas.
                                                   Este texto foi tirado do setor São José Operário                                                   A complementação por Dirce Elisabete Fernandes ( Catequista                                          
Dirce Elisabete Fernandes ( Catequista                                              
  Comunidade



                                          

                                

O NOSSO MUNDO



O mundo que Deus fez para nós, o seu povo amado, o povo escolhido, Deus fez tudo de bom, águas claras e limpas, com uma variedade de peixes, para nos saciar, pomares recheados de frutos, árvores para que pudéssemos descansar a sombra e ouvíssemos o canto dos pássaros, muitos animais, enfim um mundo maravilhoso com tudo de bom.
Deus fez tudo isso por amor a nós, ele deixou o mundo para que cuidássemos dele e nós, será que cuidamos? O mundo que Deus nos deixou continua o mesmo, está melhor? O que aconteceu?
Veremos agora uma paisagem de como está o nosso mundo.



 Miséria, fome, choro ,angústia, foi isto que Deus nos deixou?
O que ele nos ensinou, será que lembramos, amar ao próximo como a tí mesmo, estamos seguindo isto, porque tanta miséria, pobreza, mortes, fome, porque tudo isso, pois eu digo é a ganância, o querer, o poder, o ter.
Ninguém está satisfeito, todos querem mais, ninguém quer dividir, ninguém quer se doar, há uma minoria que o faz, mas são muito poucos, temos que encontrar uma maneira de resolver isto, não podemos esperar pelo governo, eles não o farão, Deus não esperou por ninguém ele o fez. Então nós cristãos temos que fazê-lo, temos que nos ajudar mutuamente para acabar com essa miséria, com este abandono. Mas não é só isso, tem mais, onde estão nossas matas, nossos pássaros, peixes e animais? Porque tudo está se acabando?




AS nossas árvores, onde estão? A cobiça está acabando com elas, o poder dos mais fortes está fazendo com que elas sumam, Para que isto mude, o mundo tem que se unir e não ficar quieto, vamos cuidar delas, pois as mesmas pedem socorro.





Nossas florestas, onde estão? Em algumas o fogo toma conta e queima tudo, porque tudo isso! Quem são os culpados? Porque o mundo mudou tanto? O ar é sufocante, precisamos rever o modo com que tratamos o nosso mundo, algo tem que ser feito, e com urgência. O que vamos deixar a nosso filhos e netos, com certeza não será o mundo que Deus nos deixou, mas sempre é tempo de voltar a trás, de recuperar algo, de rever conceitos, o mundo nos pede isso.




E a nossa água, nossos rios e mares, o que foi feito com eles, poluição, morte de peixes, muito lixo, em certos lugares onde não há água encanada, as pessoas  são obrigadas a beber esta água que você está vendo, pois não há outra. O que fazer, pois lhes digo uma coisa, não podemos esperar mais, o tempo está passando, só porque vivo em um lugar onde tem tudo, não posso me acomodar e nem você, devemos nos juntar e fazer algo, sim a união é que fará diferença. Grupos devem se organizar e partir para uma luta, não vai ser fácil mas alguém tem que começar, e pensem só uma coisa, no tempo  de Jesus ele era único, no início era só ele, depois que começaram a vir os discípulos a ajudá-lo, mas no início era só ele, quanta coragem e amor por este mundo, então o que devemos nós fazer?
Pensemos bem, pois ainda é tempo de fazer algo, pelo mundo e por nossos irmãos.
Depois de ver todas estas imagens fico a pensar, como chegamos a esse ponto, pois lhes digo, foi a ganância, o poder, o ter, não nos satisfazemos mais com o que temos, queremos mais, e o querer mais não  é para compartilhar, é para ficar com tudo, sem divisão, porque se lutássemos por algo a mais que dividir, o mundo não estaria assim, pois teria tudo para todos.
Então pensemos bem o que deus espera de nós, que nos dizemos cristãos, será que o somos verdadeiramente? Deixarei uma dúvida  no ar.......





                                          Dirce Elisabete Fernandes ( Catequista comunidade São joão Calábria)

domingo, 17 de julho de 2011

SIMPLESMENTE AMIGOS



Amizade não se explica!
Amigos sempre sabem quando serão amigos
Pois compartilham momentos juntos...
dão forças! Estão sempre lado a lado!
Nas conquistas! e nas derrotas!
Nas horas boas... e nas difíceis!
Amizade sem sempre é
pensar do mesmo jeito!
Mas abrir mão... de vez em quando!
Amizade é como ter um irmão...
que não mora na mesma casa
é compartilhar segredos... emoções!
É compreensão... é diversão!
é contar com alguém...  sempre que precisar
é ter algo em comum!
é saber que se tem mais
em comum do que se imagina!
é sentir saudade!
é querer dar um tempo!
é dar preferência
é bater um ciúme
Amizade que é amizade nunca acaba
Mesmo que a gente cresça
E apareçam outras pessoas no nosso caminho
Porque amizade não se explica
Ela simplesmente existe!
Brota no coração e se demonstra
através do olhar...


         Dia 20 de Julho dia do Amigo
            Tirado da revista Rainha dos Apóstolos.

DEIXAI CRESCER UM E OUTRO ATÉ A COLHEITA

                    O nosso jeito de fazer o bem e eliminar o mal é diferente de modo e da pedagogia de Deus. " A linha que separa o bem e o mal não passa entre um indivíduo e outro, entre um grupo e outro, entre um partido e outro, entre uma nação e outra, passa dentro do coração de cada homem." Em cada ser humano existe a presença do bem e do mal, do trigo e do joio. Existem o cordeiro e o lobo, o leão faminto e o cordeiro manso, os anjos e os demônios; até no mais perverso dos homens existe essa dualidade, esse divórcio. Por que queimá-lo? Calma, diz o Senhor.
Fazemos uma imagem de perfeição de nós mesmos, mas somos obrigados a admitir que em nós também crescem o joio e o trigo e nem sempre conseguimos separá-los.
A presença do joio provoca em nós angústia e logo queremos julgar os outros sem fazer uma autoanálise. Julgamos os outros impiedosamente, perdemos a calma, ficamos intolerantes conosco mesmos e com os outros, analisamos a nós e aos outros, encontramos defeito em tudo. Certamente, o pecado não justifica, precisamos aprender a ter tranquilidade e olhos misericordiosos, a sermos serenos e pacientes.
           

                                                 Revista Rainha dos Apóstolos

quinta-feira, 14 de julho de 2011

MÊS DE JULHO

Mês de férias para as crianças da catequese,alguns viajam, outros não, em férias da catequese, não de Jesus, pois ele sempre está conosco, não nos abandona jamais.
Em Julho temos o dia do amigo, que se comemora dia 20, então mãos a obra e vamos fazer uma mensagem bem bonita para nosso amigos, e no dia 26 é o dia dos avós, lembremos de nossos avós, e não podemos esquecer dos avós de Jesus, São Joaquim e Santa Ana, é com muito carinho que reverenciamos nossos antepassados, ainda mais os avós, que foram os educadores dos nossos pais.É através dos nossos antepassados que Deus nos presenteia com a maior das dádivas: a vida!
São Joaquim e Santa Ana, seus nomes de certa maneira, já revelam sua missão divina: Lembremos então com muito carinho dos nosso avós, e façamos algo especial no seu dia.