
Sacramentos são sinais visíveis, instituídos por Jesus Cristo, que manifestam e fazem acontecer a graça invisível.
Jesus Cristo foi na história o grande sinal visível que manifestou ao mundo a presença de Deus invisível. foi o grande sinal da presença de Deus no mundo. Jesus Cristo é chamado o sacramento originário do pai.
A igreja como povo de Deus, deve ser o sinal visível que manifesta e revela ao mundo a presença viva de Cristo invisível. Logo a Igreja é sacramento, chamado o sacramento fundamental de Jesus Cristo.
Sacramentos são, pois, os sinais visíveis que escondem dentro de si um segredo invisível, por exemplo: João gosta de caçar. Numa caça destas, no meio de um açude encontrou uma flor totalmente diferente daquelas flores que costumava comprar na floricultura para sua noiva. Delicada-mente corta dois ramos com belas flores e os coloca no banco do automóvel. Na volta para a cidade, um caroneiro desavisado senta em cima das flores esmagando totalmente um dos ramos.
Para João estas flores eram um sacramento, isto, é, um sinal claro e evidente de um amor profundo. Para o caroneiro eram somente umas flores do campo. Esta é a diferença. Assim é com os sacramentos.
Para o home de fé, Jesus Cristo é sacramento. Para o descrente foi um homem importante. Para o homem de fé, a igreja é o sacramento de Cristo. para o descrente a igreja é uma sociedade organizada e rica.
Bem sabemos que os sacramentos são 7.
BATISMO;
Sinal e símbolo de fé, o Batismo é o sinal que me compromete com a igreja e com o irmão.
Nos torna filhos de Deus, herdeiros de Deus, cristãos.
EUCARISTIA:
Alimento de amor, em cada eucaristia Cristo está presente e torna-se sustento para nossa vida.Em Jesus, Deus faz conosco a Nova e Eterna Aliança.
CRISMA:
No Crisma Jesus Cristo assinala o cristão com o selo de seu espírito, revestindo-se da força do alto para ser sua testemunha. Dá-nos um coração e um espírito novo para observar os mandamentos de Deus.
PENITÊNCIA:
Buscar em Deus a reconciliação, isto é conciliar novamente, Deus é o pai que espera de braços abertos o nosso retorno.É um pai amoroso que nos ama de forma incondicional e nos aceita do jeito que somos.
UNÇÃO DOS ENFERMOS:
Este sacramento permite que o doente receba do ministro ou padre uma benção especial, o doente é ungido com óleo que o ministro usa para fazer o sinal da cruz na fronte, olhos, ouvidos, peito mãos e pés do doente.
MATRIMÔNIO:
Quando um homem e uma mulher se amam e resolvem formar uma família, obedecendo à ordem de jesus, entregam-se um ao outro pela oferta de suas vidas, celebrando o Sacramento do Matrimônio.
ORDEM OU SACERDÓCIO:
o sacerdote faz o voto de obediência ao bispo, o mesmo lhe dá o beijo da paz, que simboliza que o ordenado é acolhido como colaborador, filho, irmão e amigo a serviço da igreja.
Sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça de Deus, instituídos por Jesus Cristo e confiados a igreja, Através deles nos é dispensada a vida divina.
Sacramento significa sinal sagrado ou "uma maneira de tornar sagrado",isto é, de fortalecer os laços entre Deus e o homem.
Alguns trechos do livro Venham a mim (Arquidiocese de Porto Alegre)
Outros colaboração Dirce Elisabete Fernandes ( catequista Calábria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário