sexta-feira, 10 de junho de 2011

OS NOSSO ÍNDIOS



 Existiu uma terra farta
tinha ouro, tinha prata
Mas o homem aqui chegou
E com sua cobiça a explorou.

           Não respeitou seus habitantes
           E os iludiu com bobagens
           Tirou-lhes tudo o que tinham
           Inclusive a identidade.


Quem descobriu o Brasil
Uma pergunta se faz
Se já havia habitantes
esta terra tinha dono.

            Se esta terra tinha dono
            Não foi descoberta por Cabral
            E sim ela foi tomada
            Sem piedade e sem moral.

E agora onde estão os nossos índios, onde estão as suas terras, não plantam mais, não caçam mais, andam pelas ruas como andarilhos, pedindo esmolas, alguns ainda vendem o que fabricam, mesmo assim devem sentir falta de suas terras, pois eram livres.


Assim como estes há muitos em calçadas, esquinas, uns vendem outros pedem, a que se resumiram os índios, verdadeiros donos do Brasil,sem nada, sem suas casas,andam pelas ruas a vagar.





                         dirce Elisabete Fernandes ( Catequista Calábria)

DIA DOS NAMORADOS



 Dia 12 de Junho comemora-se o dia dos namorados, fala-se muito do primeiro amor, não que este seja melhor, mas aquele que inaugura o coração: por isso, torna-se inesquecível. Com certeza é um dia especial para os  eternos namorados, sim porque aqueles que estão casados a  um longo tempo são eternos namorados, então porque não aproveitar este dia para conversar, e rever os anos que estão juntos, é bom rever, relembrar o que passaram ao longo de todos os anos que estão juntos e olhar bem dentro dos olhos um do outro e ver o que foi bom, ruim e o que pode melhorar.
Viver a dois, requer um disciplina muito grande, um amor profundo, respeito, humildade compreensão, amadurecimento, hoje em dia não está fácil o relacionamento, é preciso ter jogo de cintura, muita calma, tranquilidade,e não esquecer que a sagrada família torce por todos os enamorados.
O amor só amadurece com o tempo,com o convívio, e, principalmente, com a aceitação dos defeitos do outro, por isso um deve respeitar o outro, é claro que  para o comércio é mais uma data para vender,nós que somos verdadeiros cristão não devemos cair nessa, pois para quem já é casado devem se considerar eternos namorados e aos novos namorados que se respeitem e não façam deste dia o único, pois todos os dias devemos nos lembrar do nosso namorado(a), esposo(a).



                           Dirce Elisabete Fernandes ( Catequista Calábria)

NOSSA JÁ ESTAMOS NO MEIO DO ANO

É verdade já se passaram 6 meses, nossa como passa rápido, e nesses 6 meses, já se passaram tantas coisas, boas e ruins. Mas este é o nosso mundo, o mundo que Deus criou para nós, então tudo que acontece de errado, os terremotos, as enchentes, os ciclones, enfim tudo as mudanças da natureza, tudo tem a ver com o homem, sim porque o homem muda tudo, com sua ganância do querer mais, do poder ter tudo, não satisfeito com o que conquistou quer mais e mais.
Há vários lugares em todo mundo, em situação precária, pessoas com fome, sem ter um lugar para dormir, vivem pelas ruas a vagar, e a maioria das pessoas não  está nem aí, se vamos esperar pelo  governo, nada irá acontecer, não podemos esperar nada de quem está no poder, infelizmente ou felizmente temos que contar uns com os outros.
Os lugares onde aconteceram os terremotos, ainda permanecem os mesmos, pessoas pelas ruas, e mais uma coisa, infelizmente as doações que foram destinadas para estas pessoas em situação de risco, a  maioria não chegou até elas, algumas por pura burocracia, outras porque tomaram outro destino, e as pessoas não acordam, estão vendo que tudo está mudando e não fazem nada, não se ajudam, há um pequeno grupo que se ajuda, são os pobres, eles se ajudam entre si, mas infelizmente é pouco, precisa de mais mobilização. Neste primeiro texto me posiciono mais para a questão dos terremotos das inundações que assolam nosso mundo, mundo este que Deus deixou para que nós tomássemos conta dele, deixou para que plantássemos, cultivássemos, preservando assim a natureza, cuidássemos dos animais, enfim o mundo que ele nos deixou com certeza não foi este.


Aqui podemos ver que foi um terremoto, onde crianças estão sendo retiradas, algumas ainda conseguem ser salvas, mas e as outras?



Aqui a devastação da natureza, o homem não respeita, vai cortando tudo que vê pela frente, é a ganância.




E as enchentes, as águas estão tomando conta de tudo, mas também o homem que se apoderar de tudo, vai diminuindo os rios, também são casas sendo construídas em terrenos  impróprios para construção, mas isto acontece porque estas pessoas não tem condições de comprar um terreno em lugar próprio para isto, e algumas vezes o próprio governo liberas terras impróprias para estas pessoas.E elas não tem culpa. E aí vem as chuvas, tempestades e invadem tudo, é um caos.


                                                  Dirce Elisabete Fernandes  ( Catequista Calábria)

terça-feira, 7 de junho de 2011

CALÇADAS




Crianças abandonadas pelas ruas
suas casas são as calçadas
esquinas, qualquer canto que possam
se aconchegar e por incrível que
pareça sentir um aconchego.
 Crianças crescem e viram adultos
marginalizados pela sociedade
sociedade esta que somo nós
o povo.

Que espera tudo de um governo
corrupto.
E enquanto esperamos por mudanças
as crianças vão crescendo, virando
homens e mulheres adultos e sem uma
família, sem casa, sem serviço, e sem estudo.
E nós a sociedade, na maioria das vezes
achamos mais fácil culpar o governo
e virar as costas.
Enquanto isso, aumenta cada vez mais moradores das calçadas.

                                         
                                    Dirce Elisabete Fernandes ( Catequista Calábria)



Acreditamos que um dia todo o mal irá acabar
Toda a corrupção se exterminar
A maldade não irá mais existir
Enfim o bem prevalecerá.

Acreditamos que existe um Deus
Um Deus maior que tudo que já vimos
Um Deus maravilhoso que irá nos libertar

Acreditamos que o nosso mundo voltará
Voltará a ser o mesmo que antes
A mesmo mundo que Deus fez para nós

Acreditamos que tudo irá mudar
Enfim veremos o sol
Pois se temos fé, ao amanhecer o nosso mundo voltará.


                                       Dirce Elisabete Fernandes ( Catequista Calábria)

PENTECOSTES



O ESPÍRITO SANTO É O PODER DE DEUS DERRAMADO NOS CORAÇÕES
DE TODAS AS PESSOAS,CONSTRUINDO A UNIDADE E ELIMINANDO O PECADO.

Então, depois que Jesus os deixou, os apóstolos se esconderam pois não sabiam o que fazer, estavam cheios de medo, insegurança pois nunca haviam estado sem a presença do Senhor até aquela hora em que ele subiu aos céus.
Estavam todos juntos escondidos, mas com eles estava uma pessoa que nunca os havia abandonado, a mãe de Jesus Maria, ela estava sempre junto a eles. Pois então foi quando estavam todos juntos, escondidos, der-repente começaram a sentir um vento impetuoso, era como que rajadas de vento e fogo ao mesmo tempo.como que um grande pássaro a voar deixando cair de suas asas línguas de fogo. Der-repente eles começaram  a sentir uma força inexplicável, algo incrível uma vontade de sair e gritar ao mundo sobre tudo de Jesus, era uma força tão grande que não os segurou, começaram a sair em grupos para muitos lugares
para transmitir a palavra de Deus.
A lei do espírito é o coração novo, é a vida de Deus, que quando entra no homem o transforma, fazendo-o  produzir frutos abundantes. Quando o espírito de Deus habita o homem, acontece algo incrível  ele ama com o mesmo amor de Deus.
O sopro ( hálito) de Jesus simboliza o Espírito, princípio da nova criação, que é concedido aos discípulos a fim de, superado o medo, anunciaram a Boa Nova aos povos.Assim a igreja deve criar condições para que o Espírito Santo entre no coração de cada homem e lhe dê o grande presente o perdão dos pecados.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ASCENSÃO DE JESUS



Neste domingo o evangelho no fala sobre a Ascensão de Jesus Cristo,celebra a Ascensão é celebrar a certeza de que Jesus permanecerá eternamente presente na vida de nossas comunidades.
A Ascensão não é o afastamento de Jesus, mas sim o início de uma longa presença de Jesus no mundo. A Ascensão é uma oportunidade para que descubramos a presença de Cristo em nossas vidas, através de uma palavra amiga, Cristo subiu ao céu e nos deixou uma grande responsabilidade, de passar a sua palavra, ser amigo e ajudar ao próximo, não ter vergonha de transmitir a sua palavra.
1. O que significa pra mim a Ascensão do senhor?
Significa a presença cada vez mais forte de Jesus em minha vida, a Ascensão faz-me lembrar que devemos nos unir cada vez mais, sermos generosos, humildes enfim irmãos.

2. Acredito realmente na presença de Jesus através de sua palavra e do testemunho dos irmãos?

3. A forma de vida de nossa comunidade manifesta a presença do Ressuscitado?

Jesus, Senhor dos homens e do mundo, foi glorificado, permanece conosco, mas deixa-nos a tarefa de continuar o reinado dele na sociedade, Mateus fala que o senhor do mundo e dos homens está conosco e isso, além de ser motivo de alegria, exprime o sentido da festa da ascensão: Jesus está fisicamente no meio de nós, mas permanece conosco e se manifesta a nós por meio, sobretudo, dos sinais sacramentais perpetuados pela igreja.



                              Parágrafo final da Revista Rainha
                              Início do texto por Dirce Elisabete Fernandes (catequista calábria)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

SACRAMENTOS



Sacramentos são sinais visíveis, instituídos por Jesus Cristo, que manifestam e fazem acontecer a graça invisível.
Jesus Cristo foi na história o grande sinal visível que manifestou ao mundo a presença de Deus invisível. foi o grande sinal da presença de Deus no mundo. Jesus Cristo é chamado o sacramento originário do pai.
A igreja como povo de Deus, deve ser o sinal visível que manifesta e revela ao mundo a presença viva de Cristo invisível. Logo a Igreja é sacramento, chamado o sacramento fundamental de Jesus Cristo.
Sacramentos são, pois, os sinais visíveis que escondem dentro de si um segredo invisível, por exemplo: João gosta de caçar. Numa caça destas, no meio de um açude encontrou uma flor totalmente diferente daquelas flores que costumava comprar na floricultura para sua noiva. Delicada-mente corta dois ramos com belas flores e os coloca no banco do automóvel. Na volta para a cidade, um caroneiro desavisado senta em cima das flores esmagando totalmente um dos ramos.
Para João estas flores eram um sacramento, isto, é, um sinal claro e evidente de um amor profundo. Para o caroneiro eram somente umas flores do campo. Esta é a diferença. Assim é com os sacramentos.
Para o home de fé, Jesus Cristo é sacramento. Para o descrente foi um homem importante. Para o homem de fé, a igreja é o sacramento de Cristo. para o descrente a igreja é uma sociedade organizada e rica.
Bem sabemos que os sacramentos são 7.

BATISMO;
Sinal e símbolo de fé, o Batismo é o sinal que me compromete com a igreja e com o irmão.
Nos torna filhos de Deus, herdeiros de Deus, cristãos.

EUCARISTIA:
Alimento de amor, em cada eucaristia Cristo está presente e torna-se sustento para nossa vida.Em Jesus, Deus faz conosco a Nova e Eterna Aliança.

CRISMA:
No Crisma Jesus Cristo assinala o cristão com o selo de seu espírito, revestindo-se da força do alto para ser sua testemunha. Dá-nos um coração e um espírito novo para observar os mandamentos de Deus.

PENITÊNCIA:
Buscar em Deus a reconciliação, isto é conciliar novamente, Deus é o pai que espera de braços abertos o nosso retorno.É um pai amoroso que nos ama de forma incondicional e nos aceita do jeito que somos.

UNÇÃO DOS ENFERMOS:
Este sacramento  permite que o doente receba do ministro ou padre uma benção especial, o doente é ungido com óleo que o ministro usa para fazer o sinal da cruz na fronte, olhos, ouvidos, peito mãos e pés do doente.

MATRIMÔNIO:

Quando um homem e uma mulher se amam e resolvem formar uma família, obedecendo à ordem de jesus, entregam-se um ao outro pela oferta de suas vidas, celebrando o Sacramento do Matrimônio.

ORDEM OU SACERDÓCIO:
o sacerdote faz o voto de obediência ao bispo, o mesmo lhe dá o beijo da paz, que simboliza que o ordenado é acolhido como colaborador, filho, irmão e amigo a serviço da igreja.

Sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça de Deus, instituídos por Jesus Cristo e confiados a igreja, Através deles nos é dispensada a vida divina.
Sacramento significa sinal sagrado ou "uma maneira de tornar sagrado",isto é, de fortalecer os laços entre Deus e o homem.


                       
                      Alguns trechos do livro Venham a mim (Arquidiocese de Porto Alegre)
                      Outros colaboração Dirce Elisabete Fernandes ( catequista Calábria)