
EU PEDIREI AO PAI E ELE VOS DARÁ OUTRO DEFENSOR
Estamos nos aproximando da festa de Pentecostes. Para melhor preparar-nos, a palavra de Deus nos apresenta neste final de semana a promessa de Jesus de nos enviar o Espírito da Verdade, que acompanharia
para sempre todos os que se dispusessem, a caminhar seguindo os passos do Mestre. Na celebração da Eucaristia, Cristo renova sua promessa de não nos deixar órfãos, oferecendo-se como alimento que sustenta nossa fé e nossa esperança.
Depois que Jesus os deixou, os discípulos estavam temerosos, ficaram escondidos, mas Maria não os abandonava, estava sempre junto a eles, então quando todos estavam reunidos, amedrontados, achando que estavam sozinhos, Jesus manda o Espírito Santo sobre eles, o espírito da verdade, que dá força, esperança o medo vai embora, pois Cristo mostra aos discípulos que existe uma forma de superar o medo, a separação e a morte. É o amor: "Se vocês me amam observarão meus mandamentos." Manter-se fiel aos ensinamentos do Mestre lhes dará a segurança de estarem no Caminho da Verdade, e da Vida. Para ajudá-los a escolher esse caminho, é-lhes concedido o Espírito de Verdade, que vai iluminar o caminho dos que creem para que façam de sua vida um prolongamento do ministério, da missa de Jesus.
PARA REFLETIR:
O critério para saber se os cristãos são de fato discípulos de Jesus Cristo é a capacidade de amar: Aquele que se contenta com o cumprimento de normas, leis e ritos, ainda precisa crescer na caminhada para tornar-se discípulo, missionário do Cristo Ressuscitado. Não precisamos temer desafios. Não estamos sós. O Espírito da Verdade está em nós e quer conduzir nossas vidas.
PODEMOS NOS PERGUNTAR:
Qual é o espírito que conduz a nossa participação na vida da comunidade, o espírito do amor ou do legalismo?
O jeito de ser de nossa comunidade é um verdadeiro testemunho de Cristo Ressuscitado?
Pessoalmente, o que posso fazer para me tornar verdadeiramente um discípulo-missionário de Cristo Ressuscitado?
Dirce elisabete Fernandes ( catequista comunidade Calábria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário