Eu como catequista me preocupo muito em como passar as crianças tudo de bom que Jesus Cristo deixou para nós, tento passar de uma maneira muito clara para que eles entendam e sigam as leis de Deus. As crianças são muito inteligentes e fazem perguntas a toda hora, e nós como catequistas temos que sanar as suas dúvidas, sempre que elas tiverem alguma dúvida devemos ajudá-las, e se não soubermos na hora, devemos procurar, pesquisar, estudar para que não fique dúvidas, sobre o propósito de Jesus para com todos nós.Bem e falando em leis, vamos falar sobre o que aconteceu para que Deus tivesse que nos mandar através de Moisés estas leis, mas para nós cristãos significam mandamentos isto é preceitos da igreja. Bem quando o povo de Israel foi libertado do Egito por Moisés é claro com a intercessão de Deus que o auxiliou e lhe deu coragem para que ele fizesse cumprir tudo o que Deus lhe ordenou. então depois de serem libertados de todo aquele sofrimento, mesmo assim o povo não estava satisfeito, começaram a reclamar, alguns não queriam acreditar mais em Deus começaram a criar ídolos de ouro e adorá-los, Deus assistindo a tudo aquilo e vendo também o sofrimento de Moisés, o chamou de lhe deu as tábuas da lei, onde havia escrito os dez mandamentos.
Então Deus nos deixou estes mandamentos para que pudéssemos entender o seu propósito, entender todo o seu amor por nós seus filhos e queria que nós nos amasse-mos uns aos outros assim como ele nos ama.
É claro os mandamentos são dez, mas se nós amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos aí sim estamos entendendo todos os dez mandamentos
Por isso temos que obrigatoriamente admitir e respeitar seus mandamentos, ainda sofremos muito porque não aprendemos a seguir esses mandamentos e colocá-los acima de todas as coisas. Não aprendemos ainda a buscar a Deus dentro de nós mesmos.
]Para seguirmos os mandamentos da Lei de Deus, precisamos conquistar valorizar e colocar em prática as virtudes pregadas e destacadas por Jesus. Por mais importantes que sejam para nós as coisas materiais não podemos colocá-las acima da essência Divina.
Tudo que é material é perecível, tem fim: além de estar sujeito a alterações. É por isso que sofremos quando nos apegamos às coisas materiais. Sempre chega o momento da perda ou da decepção...
Amemos a Deus não o adorando com atos externos ou com palavras de exaltação. Deus não precisa disso. O que necessitamos é aprender e aplicar a sua verdade, revelada por intermédio de suas Leis, o cumprimento do primeiro mandamentos da Lei de Deus, nos traz segurança, esperança e conforto.
Estaremos cumprindo os primeiros mandamentos quando conseguirmos, sem desculpas ou justificativas deixar de fazer aos outros aquilo que não queremos para nós. E mais, quando a passarmos a fazer aos outros, na integra, tudo o queremos para nós.
Desta forma se conclui que, quando o amor imperar dentre a humanidade, não haverá a necessidade de tantas teorias, recomendações e não mais haverá sofrimentos. Porque " O amor cobrirá a multidão de pecados". ( l Pedro, 4:8)
Dirce Elisabete Fernandes ( catequista comunidade calábria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário