OBJETIVO: DEMONSTRAR QUE AS REALIDADES INTERIORES, COMO A GRAÇA, A FÉ E O AMOR, NECESSITAM DE SINAIS QUE OS COMUNIQUEM.1. Fato da vida:
Existem realidades visíveis e realidades invisíveis. É muito fácil explicar uma realidade visível basta descrever e depois mostrar. Por exemplo: se quero explicar o que é Vatapá, faço uma descrição dos seus ingredientes e depois mostro um prato e deixo todos experimentar.
É bem diferente com as realidades invisíveis. Para explicar o que é amor, fé, esperança ou inveja ou injustiça, preciso usar gestos concretos que demonstrem amor, esperança, fé, injustiça, etc...
Para comunicar realidades invisíveis, precisamos de sinais visíveis.
2. Fato da Bíblia:
Deus, que conhece o homem, conhece perfeitamente esta característica humana. Em todo o Antigo testamento, Deus estabelece comunicação com os homens através de visões e aparições esporádicas. No novo testamento Deus se tornou sinal visível através de Jesus Cristo. Em toda a parte Jesus era presença visível de Deus. Vejam só: " E o Verbo ( Deus) se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, a glória que um filho único recebeu do seu pai, cheio de graça e de verdade " ( Jo 1,14). Assim, nos atos da vida de Jesus, nós encontramos a atuação de Deus.Quando Jesus perdoa, Deus está perdoando, quando Jesus acolhe, Deus está acolhendo, quando Jesus morre na cruz por nosso amor é Deus que manifesta todo o seu amor através de um sinal máximo de amor. Podemos então dizer. " Jesus foi durante mais de 30 anos o sinal da presença de Deus entre os homens.
Entretanto após a ressurreição do senhor, o Cristo se tornou uma realidade invisível. O corpo ressuscitado de Jesus Cristo é um corpo glorioso, invisível. Pela fé nós sabemos que Cristo continua vivo até hoje, presente entre nós, porém, não o vemos nem podemos apalpá-lo. Precisamos novamente de sinais. E o grande sinal que Jesus deixou para nós é a igreja.
A igreja é o povo de Deus, igreja somos nós todos, unidos aos nossos sacerdotes, aos nossos bispos e ao Papa. Nós somos uma realidade visível. Nós precisamos testemunhar Jesus Cristo de tal forma que os outros deverão ver a nossa maneira de viver, a alegria de nossos encontros e a esperança em nossas celebrações e concluir; "De fato Jesus Cristo continua vivo, pois a gente o nota na vivência dos cristãos".Será que os que não tem fé conseguem ver isto em nós? Será que nós somos de fato um sinal da presença de Jesus Cristo no mundo?
Dirce Elisabete Fernandes ( catequista Calábria0



