quarta-feira, 30 de setembro de 2015

CONFECÇÃO DAS BÍBLIAS


E aos poucos elas foram chegando, ainda falta algumas, mas até a semana que vem todas elas estarão juntas. Muito bem crianças, estou gostando do capricho e criatividade.

sábado, 26 de setembro de 2015

SEXTO ENCONTRO DO CRISMA COMUNIDADE SÃO PEDRO


 9



Muito bom, preparar os encontros com antecedência, pois há coisas que nós catequistas devemos procurar, pesquisar, fazer com que o encontro se torne gostoso, prazeroso e que os jovens se encantem, participem. Cada objeto colocado sobre a mesa tem o seu significado, nada é só para enfeite, tudo tem um porque.
O tema deste encontro foi: De mãos dadas construindo  vida. Falamos sobre o propósito que Deus tem pra nós, sobre nos conhecer deste antes de estarmos no venltre de nossa mãe, sobre sermos únicos, que não somos igual a nada nem a ninguém que já existiu, existe ou existirá em toda a história. Somos muito importantes para Deus, ele nos ama tanto que está sempre nos protegendo das ciladas. E hoje lendo evangelho de Mt 6,25-33 e colocando para nós nos dias de hoje diz assim;
A natureza se renova sempre respeitando seus ciclos. As coisas na criação de Deus têm um começo, um período de maturidade e um fim. As plantas e os animais não sofrem de ansiedade ou preocupação quanto ao dia de amanhã. Elas não precisam se perturbar com sua subsistência, pois de uma forma estranha ao nosso entendimento, parecem estar seguras de que Deus cuida delas.
Jesus Cristo  se valeu desta comparação para lembrar que nossa ansiedade não nos ajuda muito quando nossa sobrevivência se relaciona com o cuidado divino, Cada dia trás consigo seus prazeres e pesares. Nossas preocupações, na verdade, só fazem é aumentar nossos problemas.
Todavia precisamos ser realistas e nos perguntar: quem poderá viver sem se incomodar com os riscos da vida? Não é fácil viver sem se preocupar.
Todo o dia é um dia novo, cheio de possibilidades. Quem confia em Deus sabe que nosso valor não está em nós mesmos, mas no grande amor dEle por nós. Não temos nada para oferecer numa eventual (e absurda) barganha com Deus. Ele nos ama pura e simplesmente. E este amor não tem limites. É inexplicavelmente incondicional e infinito.
Por meio de seu cuidado Ele nos dá cotidianamente sinais claros de que nunca faltará para nós o sustento diário. Assim tem sido com lírios e pardais e assim será também conosco.
                             

                                                               (Pesquisa feita no google)



QUINTO ENCONTRO DO CRISMA COMUNIDADE SÃO PEDRO




Olhem só, no quinto encontro recebo um mimo de uma pessoa especial, a Lena mãe da Andrini , rosas para enfeitar nossa mesa de oração.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

E AS BÍBLIAS ESTÃO CHEGANDO




Nada melhor do que fazer com que eles façam este trabalho, onde escrevendo vão sentindo, que algumas coisas podem ser mudadas, eles mesmos escrevendo sobre o que fazem, ou o que deixam de fazer, onde eles possam sentir que escrevendo podem mudar algo, onde possam ser melhores, sendo em casa, na escola , com os amigos. Uma maneira de fazer com que entendam como foi criada a Bíblia, como foi que ela chegou até nós. que foi passando de geração em geração,.
Então, quando propus esta atividade de eles mesmos  fazerem a sua , como se fosse sua pequena Bíblia diária, com modos e jeitos de fazer suas coisas e de mudar algo que esteja errado, As vezes no escrever é que percebemos o que pode ser mudado, e é claro que nunca esquecendo de ler a palavra de Deus, pois é ela que nos inspira a fazer tudo do jeito certo. Obrigada meninas.

06 ENCONTRO DA EUCARISTIA COMUNIDADE APARECIDA- DEVER CUMPRIDO



Grupinho  abençoado, no 06 encontro resolvi fazer uma bateria de perguntas, mas é claro bem light, com direito a brincadeira, tinha sineta, balões e brindes.Foi muito legal, a turma foi dividida em dois grupos , a pergunta era feita e quem sabia corria até a sineta tocava, e se acertasse a pergunta tinha direito a estourar um balão e levar o seu brinde, que era uma medalhinha, houve também dezena s e terços.

Agora vamos as perguntas;

1- PRIMEIRO ENCONTRO TEMA- AO ENCONTRO DE UM GRANDE AMIGO;

2- Foi feita uma flor no  isopor, sabem me dizer que nome estava escrito no miolo?

3- Que flor era essa?

4- O que escrevemos nas pétalas  desta flor?

5- Poro que?

SEGUNDO ENCONTRO, TEMA-  DEUS ME CHAMA PELO NOME

1- O que significa quando Deus me chama pelo nome?

2- Quando sei que sou de Deus e que ele me ama?

4- Neste encontro ganhamos uma........................e escrevemos o nosso..........................

5- E a tarefa de casa fou fazer uma............................. e colocar nomes de..........................

TERCEIRO ENCONTRO TEMA- "FALA , SENHOR, QUE O TEU SERVO ESCUTA".

1- Que símbolo vocês ganharam para marcar este encontro?

2- Qual o nome do menino que foi chamado por Deus?

4- Com quem ele morava?

5- Quantas vezes ele foi chamado?

6- Como Deus me chama?

QUARTO ENCONTRO- " EU SOU O BOM PASTOR, CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS E AS MINHAS OVELHAS ME CONHECEM".

1- Que símbolo usamos neste encontro?

2- Qual o papel do bom pastor?

3-  Que pessoas fazem o papel do bom pastor em nossa comunidade?

4- O que posso fazer para ser uma boa ovelha?

QUINTO ENCONTRO TEMA- A BÍBLIA É UM LIVRO DIFERENTE

1-  Cada um de vocês recebeu uma folhinha, lembram o que tinha nesta folha? Sobre o que falava/

2- Lembram de quantos livros é formada a Bíblia?

3-  O que Jesus quer me ensinar quando leio a Bíblia

sábado, 19 de setembro de 2015

ENCONTRO DE CRISMA NA SÃO PEDRO





Falar de Jesus, sobre o cuidado que ele tem por todos nós, sobre como ele nos livra dos perigos, neste dia fiz umas tiras pretas pra que os jovens ficassem com seus olhos vendados e me dissessem como se sentiam assim com os olhos vendados, uns disseram que era incomodo, sentiram um pouco de medo, outros não sentiram nada, mas foi bom ver como eles andavam pela igreja se cuidando para não bater em nada.
Esta experiência é pra que sintam o quanto Deus se importa com todos, o quanto ele é paciencioso, o quanto ele  nos protege.
Falamos sobe os seus medos, sobre ficar em silêncio para ouvir a voz de Deus, sobre amizade verdadeira.
Porque falar do Espírito Santo hoje, bem achei interessante colocar o Espírito Santo,, porque é pela sua força que ficamos fortes e enfrenamos nossas batalhas diárias.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

MÊS DA BÍBLIA COM AS CRIANÇAS DA APARECIDA








COMUNICAÇÃO COM DEUS
A comunicação é muito importante entre as pessoas, é através dela que pudemos construir a paz, é através dela que transmitimos o amor, aquele amor que Deus nos passa, é só com a comunicação que podemos nos entender, conversar, trocar idéias. 
Deus nos fala através das pessoas, dos acontecimentos de cada dia; quantas vezes dizemos graças a Deus, quando algo que a muito tempo esperamos, ou quando , escapamos de algum perigo..
Deus nos fala através da criação, pois temos este mundo maravilhoso que  os deixou,

DEUS FALA A SEU POVO- MEMÓRIA
Deus falou através de um povo- ISRAEL, que significa povo de Deus. Deus amava o seu povo e fez com ele uma aliança de amor, Israel aceitou o amor de Deus, permitindo assim que deus agisse em suas vidas, Deus foi reconhecido como o Senhor, o adoraram, o obedeceram.
Israel soube descobrir os sinais de Deus na criação, nos acontecimentos da sua história, nas suas vidas, eles sentiam a presença de Deus em tudo. Deus se revela em nós, quer dizer tirar o véu, deixar que o enxerguemos como realmente ele é, só bondade, Deus se revela ao povo de Israel, começa então uma comunicação entre Deus e o seu povo amado.
Deus cuida, protege, ensina-lhes muitas coisas como um pai cuida de sua família.

O POVO GUARDA A PALAVRA DE DEUS NA MEMÓRIA- CELEBRAÇÃO

Tudo que aconteceu o povo de Israel eram guardados na memória. Povo cantava, louvava, rezavam e celebravam, para não esquecerem todas as coisas maravilhosas que Deus lhes tinha feito, uns contavam aos outros os prodígios de Deus. Os pais contavam aos filhos  e isso tu
do ia passando de geração em geração. Tudo era relembrado , assim todos os fatos iam sendo transmitidos de pai para filho durante séculos.

BÍBLIA PALAVRA DE DEUS

Então, assim surgiu a Bíblia, primeiro foi um falando para o outro, contando tudo o que ia acontecendo, mais tarde bem mais tarde é  surgiu a escrita, e aí a história deste povo, o povo de Deus começou a ser escrita e transformou-se no livro que nós conhecemos como a Bíblia.
Bem a Bíblia não caiu prontinha, a história foi vivida, sofrida, recordada, rezada, cantada e festejada para depois ser escrita.
Ela é a reunião de muitos livros, escrito por diversas pessoas em estilos diferente. 
Está dividida em duas partes: Antigo e Novo Testamento.
Antigo Testamento: Escrito antes da vinda de Jesus, neste tempo a humanidade esperava a vinda do Salvador.
Novo Testamento: Escrito depois da vinda de Jesus, que narram a vida de Jesus e das primeiras comunidades cristãs.
Hoje nós somos o povo de Israel- o povo de Deus.
Deus continua falando conosco através dos fatos de nossa vida, de nossa comunidade, de nossa fé.


sexta-feira, 11 de setembro de 2015

MEUS PEQUENOS CANTORES DA APARECIDA



No quarto encontro da catequese, convidamos os pais a participarem conosco, foi muito bom, a maioria dos pais participou, e as crianças ensaiaram uma pequena música que fiz, é claro que estavam um pouco encabulados, mas aos poucos e com o passar dos encontros elas irão se soltar mais,
Ainda faltaram algumas crianças, mas iremos continuar ensaiando.
A música dizia assim:

OUÇAM BEM COM ATENÇÃO, 
SOU CRIANÇA E QUERO LHE FALAR
TENHO UM RECADO PRA VOCÊ
ABRAM OS OUVIDOS E ESCUTEM COM PRAZER
É JESUS QUE VAI FALAR
ELE QUER QUE VOCÊ ABRA A PORTA
ELE BATE SEM CESSAR
BASTA VOCÊ ACREDITAR
ELE QUER  TE ENSINAR
A FALAR, A OUVIR E PARTILHAR
POR ISSO PRESTE BEM ATENÇÃO
ABRAM OS OUVIDOS E O CORAÇÃO.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PARÁBOLA DO BOM PASTOR






Como falar do Bom Pastor as crianças, como explicar: Muito simples, pois elas o conhecem,e sabem que são as ovelhas deste pastor que as ama tanto.
Explicar também a elas, que temos uma responsabilidade muito grande em ser ovelhas dedicadas, amigas.  Resolvi fazer umas ovelhinhas diferentes pra que ele levem pra casa e falem sobre o encontro de hoje.
É gratificante sempre fazer algo além do que propõe o livro, temos que diversificar os trabalhos para que els se encantem, e tenham vontade de continuar.