segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SER JOVEM

Se  r jovem é ter dom, de amor a tudo e a todos. É  
Admirar o que é lindo e harmonioso. É descobrir
que existem inúmeras coisas que podemos fazer
                 por nós mesmos.
Para ser jovem não é preciso ter pouca idade.
Para ser jovem é necessário encarar tudo de frente
e vencer sempre, mesmo quando achamos que
                           perdemos.
Ser jovem é como um jogo, onde joga quem quer e
                   ganha quem merece.
Jovem é aquele que está sempre pronto para
recomeçar. Jovem é aquele que tem espírito
crítico, que luta por tudo o que quer e acha certo,
que enfrenta sem medo, que reivindica quando
acha que algo está errado, que colabora sempre
                que está disponível....
... Mas jovem também é aquele que cai e se
machuca, mas levanta de novo. que chora, mas
logo se fortalece, que erra mas corrige seus erros.
Jovem é aquele que não se considera auto
suficiente. É aquele que sabe criticar, mas também
                 sabe receber críticas.
Isso é ser jovem... ser jovem é viver cada minuto
      como se fosse o último da sua vida.
Ser jovem é arriscado, mas só é digno de ser
                       jovem......
          ... aquele que corre este risco.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

MEU DEUS E REI

Quando estou  na escuridão
Sei que estás a meu lado
Meu Deus e rei!
Nas tribulações
Me carrega pela mão
No meu cansaço
Me leva no colo
Meu Deus e rei!
Vela os meus sonhos
para que não me perca
Passa a mão em minha cabeça
Me trata como seu filho
Meu Deus e rei!

UM MINUTO COM O PAI


Me acordo, olho pela minha janela que está entre aberta
O  amanhecer é lindo
pássaros a cantar, por um minuto penso, que mundo é este
onde pessoas correm de um lado para o outro a se bater pelas ruas
há uma grande pressa , uns ao trabalho, outros a escola...
Já dormem pensando o que tenho que fazer amanhã, não posso me atrasar...
Deus não pede muito de nós, aliás não pede nada
ele nos deu tudo, a vida, saúde, tudo o que temos devemos a ele
Que deu a vida por nós.
Por isso, hoje quando me acordei , pensei em ficar um puco contigo
meu Deus
Agradeço tudo o que fazes por mim e minha família
Sei que muitas vezes tenho pressa em resolver as coisas
Me esqueço que o meu tempo, não é o seu
Tenho muitas dúvidas, as vezes até medos, receios
Mas no fundo de minha alma sei que tu sabes de tudo
que se passa em meu interior
Meu Deus , meu tudo
Sei que me conheces, e que me amas
Por isso resolvi passar um pouco do meu tempo
desta manhã contigo
Te amo meu Deus, pai, e amigo.

domingo, 16 de outubro de 2011

CRER

Acreditamos em um Deus, acreditamos no bem e no mal, no certo e no errado,e se acreditamos em tudo isso, porque nosso mundo está assim? Se sabemos o que é certo, porque não o fazemos? Porque não mudamos tudo isso, porque não agimos como verdadeiros cristãos, se é que realmente o somos!
Deus é bom, é pai, um grande pai, imaginem o seu sofrimento quando deixou que nós simples mortais matassem sue filho Jesus, que veio a terra para estar conosco nas horas boas e ruins, que nos ensinou a doar, amar,perdoar, ajudar um ao outro, nos ensinou só o bem, e nós o que fizemos: o matamos ontem hoje e sempre o estamos matando, com nossas ganâncias, nosso egoísmo, nossa falta de solidariedade com nossos irmãos, sim nossos irmãos, pois se somos uma grande família porque estamos nos matando um ao outro.
Como catequista passo aos meus catequizandos de uma maneira  bem simples para que eles entendam quem é este homem, grande homem, que nos mostra tudo de bom, que no ensina o que é certo e o que é errado, é muito simples. é seguir os mandamentos, será!.....
Na verdade sabemos que não é tão simples assim, por isso a catequese, por isso passar as crianças e aos adolescentes quem foi e é este grande homem, santo homem, que veio a terra em forma humana, que passou por tantas coisas boas e ruins, que morreu por todos nós.
As crianças e jovens tem que conhecer a fundo quem foi Jesus, quem é Jesus, o que ele fez e faz por toda a humanidade, elas tem que entender que o mundo que  Deus nos deixou não é este, cheio de divisões, de mortes, de brigas, inveja, ele nos deixou um mundo maravilhoso onde era para  nós  tomarmos conta, cuidar, preservar, mas nós fizemos o que.......
Devemos pensar bem  o que fizemos e o que estamos fazendo, com nosso mundo,nosso corpo... nossos irmãos... nosso lares....nosso vizinhos....nossa religião....
Deus nos deixou um mundo maravilhoso e depende de nós fazer com que ele o seja!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CRISMA



No dia 9 de outubro de 2011, os jovens de nossa comunidade receberam o Sacramento do Crisma na Paróquia São José da Vila Nova, a igreja estava cheia.
Esses jovens tomaram mais um passo e, suas vidas, recebendo o sacramento do Crisma cada um irá se encontrar, cada um com o seu dom.
Ficaram conosco 2 anos, fomos nos conhecendo aos poucos, no fim deste ano, já nos conhecíamos muito bem, embora não tenha sido eu a sua catequista, ficamos muito unidos. Bem agora é seguir adiante cada um com sua missão, e nós catequistas estaremos sempre de braços abertos, pois se a igreja somos todos nós o povo de Deus, espero que estes jovens voltem e se sintam em sua própria casa.





Nestes dois anos, aprendemos a conhecer Jesus, sua bondade, seu jeito meigo de tratar as crianças, jovens e adultos, e se nos catequistas conseguimos passar isso tudo sobre Jesus,bondade, amor, solidariedade, também esperamos que vocês jovens continuem a sua missão, a verdadeira missão do batizado:"Evangelizar".

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Festa de São João Calábria



No dia 2 de outubro estaremos comemorando o aniversário de São  João Calábria, homem simples, de muita oração, gostava de estar ao lado de crianças e jovens, ajudava-os na fé e trabalho.
O que falar deste homem maravilhoso,  bondoso, solidário, eu particularmente lembro de coisas que meus pais falam dele.
São João Calábria  foi sensível às necessidades de seu tempo. Sofria junto com as crianças e adolescentes abandonados e marginalizados. Preocupado com o futuro deles, ele começou o trabalho de acolhida e promoção destas crianças e adolescentes.
Então a comunidade se uniu e começou o tríduo na quinta-feira, dividiram-se em grupos, sendo que a catequese ficou encarregada da liturgia do sábado com o tema: "LOUVOR A DEUS PAI PROVIDENTE PELAS MISSÕES. Neste sábado o coral Sinuelos da paz foi convidado a participar da celebração, foi emocionante revê-los novamente, porque eu fiz parte deste coral alguns anos atrás, onde minhas filhas cantando louvavam ao senhor, meu irmão tocava e escrevia algumas música, foi uma época maravilhosa.
Resolvemos então deixar algumas palavras de São João Calábria, pois todos somos chamados e enviados, seja qual for nossa vocação, temos uma grande missão.
" vivamos uma vida de fé, pensando que aqui estamos de passagem, que a vida presente não encontra fim em si mesma, mas é uma preparação para a verdadeira vida na feliz eternidade e que a esta havemos de coordenar todas as coisas. Deus nos criou por um gesto de infinito amor e nos colocou nesta terra, que apesar de ser um lugar de provação e de exílio, é rica de muitos dons, de muitas coisas lindas e agradáveis, que devem servir-nos de degraus por onde subirmos até Deus.Por conseguinte, não podemos passar nelas, amarrando a elas nosso coração, elas foram feitas para o homem e o homem para o Senhor".
" Jesus disse: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura."(MT,16-15.
No domingo a liturgia ficou encarregada da liturgia com o tema: "LOUVOR A DEUS PROVIDENTE".
Foi falado um puco da vida de Calábria, e deixado a seguinte mensagem, palavras de São João Calábria.
" E aqui recomendo-lhes que deem grande valor às pequenas coisas, pequenas por assim dizer, pois na realidade elas tem grande importância. Precisamos convencer-nos de que, como não são as grandes mas as pequenas virtudes as que levam a santidade e conduzem a verdadeira perfeição, assim as pequenas faltas, as culpas e os desvios aparentemente superficiais conduzem a uma grande ruína e à perda do espírito religioso. Não posso deixar de lhes repetir maus uma recomendação, tenham caridade reciproca, este é o cimento que une os ânimos e forma, de todos, uma coisa. É essa unidade que Nosso Senhor Jesus Cristo queria de seus apóstolos que fossem uma coisa só entre eles como ele mesmo o era com o Pai."
Portanto, nosso compromisso como seguidores de São João Calábria é buscar o dom da fé, no abando a Divina Providência, isto nos traz paz, serenidade interior e nos ajuda a viver o evangelho, sem ânsias.
Que Deus nos torne homens e mulheres de fé, pessoas que buscam dar sentido evangélico à história que fazemos.
Depois desta celebração foi servido um almoços aos presentes.





Esta foi a imagem que nos deixou, que bom se todos pensassem assim,se todos dessem o devido valor as crianças e jovens, pois eles precisam muito de nós, neste mundo tão conturbado, violento, sem explicações, é tudo tão difícil, tudo tão imprevisto, tudo tão sem explicação, cabe a nós seguidores de São João Calábria chegar até ele, e nunca desistir, insistir, pois Jesus Cristo está conosco.